top of page

Como escolher a melhor politriz!?

Atualizado: 31 de ago. de 2020









Sabemos o quanto pode ser difícil escolher a politriz certa, também sabemos que isso depende do tipo de polimento e tarefa que você vai realizar. Para que você possa realizar todas as etapas do polimento, pode ser necessário mais de um tipo de politriz.


Desenvolvemos esse guia para ajudar você a escolher a melhor politriz para o seu trabalho. Sem enrolação, vamos para o que interessa:


a) Politriz Rotativa - esse é o tipo de politriz mais comum entre os profissionais de polimento automotivo. Embora a politriz rotativa seja a ferramenta mais indicada para lixamento e restauração da tinta, é o tipo de politriz que mais oferece risco de queimar a pintura. É excelente para remover as chamadas "cascas de laranja", por conta do seu grande poder de corte, oferece resultados rápidos. Os demais tipos de politriz também podem entregar o mesmo nível de serviço, mas não com a mesma velocidade.


A politriz rotativa, geralmente é maior e mais pesada que as roto orbitais e embora seja relativamente fácil de manusear, é preciso cuidado para não causar danos à pintura.


Confira o vídeo abaixo a demonstração do movimento da Politriz Rotativa



b) Politriz Roto Orbital Livre (Dual Action) - esse tipo de politriz proporciona excelente acabamento, pois não cria redemoinhos, nem queima a pintura, geralmente são mais leves e fáceis de se controlar. Pode ser usado para polimento de painéis verticais e horizontais, é recomendada para remoção de redemoinhos, polimento com cera de alto brilho, aplicação de cera ou selantes.


Esse tipo de politriz pode variar quanto ao tamanho da órbita e do suporte:

  • Orbita 21mm com suporte de 6" - essa configuração é indicada para carros com painéis maiores, com poucos frisos.

  • Orbita 15mm com suporte de 5" - essa configuração é indicada para carros com painéis com mais detalhes, frisos, que exigem maior controle para o polimento.

Dica! Vale destacar que você pode realizar a troca do suporte, usar um suporte de 5" em uma politriz roto orbital livre de 21mm, mas fique atento que essa troca pode aumentar os níveis de vibração e ruído da sua politriz.


Confira o vídeo abaixo a demonstração do movimento da Politriz Roto Orbital Livre


c) Politriz Roto Orbital Forçada (Excêntrica ou Híbrida) - politriz com sistema de rotação híbrida ou forçada, baseado em um conjunto de engrenagens que faz com que a politriz oscile - em uma orbita de 8mm - ao mesmo tempo em que gira o eixo.


É considerada pelos maiores detalhadores, com o melhor dos dois mundos. Embora apresente um nível de dificuldade a mais em relação à orbita livre, é de fácil adaptação, mesmo para aqueles profissionais que estão mais acostumados a trabalhar com politriz rotativa.


A politriz forçada oferece grande poder de corte e bom nível de acabamento, executando com excelência todas as etapas do polimento. Assim como a roto orbital livre, pode ser usada com suportes de 6" ou 5".

Confira o vídeo abaixo a demonstração do movimento da Politriz Roto Orbital Forçada



855 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page