Detalhamento de escapamento💨: Muitas vezes ele é esquecido na hora de detalhar🤨!

Atualizado: 6 de Nov de 2020

Detalhamento não é só perfumaria, é necessidade também. Muitos proprietários se esquecem de limpar adequadamente as pontas do escape, isso provoca o acúmulo de substâncias corrosivas. Essas substâncias causam a corrosão e o apodrecimento dos metais: tubos, silenciosos e pontas de escape.


O cromado que embeleza e valoriza a aparência dos veículos é que mais sofrem com a falta de cuidado, ficando fosco e apresentando rachaduras. Agora, vamos ver com podemos cuidar melhor do escape e prolongar a vida útil desse equipamento.

O que vamos precisar?

  • Agua corrente

  • Escova para furo de roda ou pincel

  • Shampoo automotivo neutro, toalhas de microfibra (podem ser aquelas mais velinhas mesmo)

  • Composto polidor para metais

  • Desengordurante ou limpador multiuso

  • Selante (opcional)

  • Luvas

Passo 1- Usando o Shampoo Automotivo, pulverize por dentro e por fora das pontas do escapamento. Aguarde o tempo de ação descrito no rotulo do produto, lembre-se de sempre usar luvas, para evitar o contato do produto químico diretamente com as mãos. Passo 2- Utilize a escova de furos de roda ou pincéis para esfregar aparte interna, e externa, removendo a fuligem impregnada, se necessário, repita esse processo (passos 1 e 2). Passo 3- Para finalizar a limpeza, enxágue o local com agua corrente, para tirar o excesso de produto e resíduos suspensos. Em seguida, com uma toalha de microfibra, seque a área. Nessa ponto de limpeza, você pode avaliar melhor o estado da ponteira do escape.




Se você quiser ir mais além, é hora de dar brilho e ter aquele aspecto de escape novo!


Passo 4 - O polimento remove as imperfeições, devolvendo o brilho e proporcionando uma camada extra de proteção (com o selante).


Em escapamento cromado, use o polidor de metais de sua preferência, aplique uma pequena quantidade direto sobre a área a ser polida. Acople um cone de espuma à sua parafusadeira ou use a nanotriz kers nesse processo. Separamos um post sobre quais ferramentas usar em cada área do veículo. Clique aqui. Após a escolha da ferramenta adequada, faça o polimento do local,


Atenção! Se você tiver pontas de escapamento pretas ou pintadas, não use abrasivos ou polidores de metais. Use apenas sabão, água e um desengraxante, evite usar ferramentas abrasivas ou qualquer coisa que possa arranhar, você pode usar da microfibra nessa etapa do polimento.

Para finalizar esse processo, usaremos um selante para metais. Essa é uma etapa opcional isso prolongará o resultado do polimento, além de dar proteção extra.



E ai! essas dicas foram úteis para você? Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e não esqueça de marcar: facebook, instagram

Posts recentes

Ver tudo
Que tal falar com um especialista?

Obrigado pelo envio!