top of page

O que é chuva ácida?

Atualizado: 31 de ago. de 2020








Contrariando o senso comum, um dos momentos mais importantes para lavar o seu carro é imediatamente após uma chuva. Muitas pessoas pensam que a água da chuva lava a sujeira da superfície do carro. Não é verdade.


Mas afinal, o que é a Chuva Ácida?


A chuva ácida é a precipitação atmosférica com elevada concentração de ácidos, como o dióxido de enxofre. É considerada neutra, quando a chuva tem PH de até 5,6, quanto menor o PH da chuva, mais ácida ela será.



A chuva ácida é formada em regiões de elevados níveis de dióxido de enxofre e nitrogênio, por exemplo. Mas vale lembrar que não são exclusivas desses locais, esses gases podem ser transportados pelo vento por vários quilômetros.


A imagem ao abaixo demonstra o ciclo de formação da chuva acida: A- Dispersão de gases na atmosfera. B- Os gases combinados, provocam a precipitação da chuva ácida. C- O contato prolongado da chuva ácida com o verniz/pintura do veiculo podem provocar danos irreversíveis







Os danos provocados pela chuva ácida podem variar de níveis:

  • Leve - removida com o uso da esponja de melamina. (Saiba tudo sobre Melamina)

  • Médio - podem ser removidos pelo uso da Clay Bar (veja nosso post de como usar a Clay Bar).

  • Grave - requer a aplicação de um composto polidor.


Embora a chuva ácida possa causar danos permanentes à pintura ou ao verniz, sua remoção é um processo simples, mas se você não se sente confiante, busque ajuda profissional.


Se esse conteúdo o ajudou de alguma forma, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos ou nas redes sociais.

281 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page