Tudo que você precisa saber sobre toalha de microfibra

Atualizado: 22 de Set de 2020






Pouco valorizada, ela é essencial para o detalhamento automotivo.


Quantas vezes você já teve de refazer o seu trabalho por conta de uma toalha de má qualidade, toalhas que não secam, causam risco, marcam a superfície e precisam ser substituídas com pouco uso? Pode não parecer, mas esse é um problema recorrente, que além de todos essas dificuldades, impactam no seu bolso.



Embora seja uma ferramenta muito comum, não são raras as vezes em que a microfibra é mal empregada: seja pelo uso incorreto ou pela baixa qualidade da toalha usada. É essencial no dia a dia de muitos profissionais, mas principalmente para o detalhador de veículos. Da lavação, passando pela secagem, limpeza e finalização essa ferramenta executa diversas tarefas.




Como é feita a microfibra?


Suas Fibras 1000 vezes mais finas que um fio de cabelo, sugam e removem o líquido, juntamente com a sujeira da superfície do veículo. Sua capacidade de absorção retém até oito vezes o seu peso em água, sem causar riscos e danos a superfície. Ao contrário das toalhas de comuns, as toalhas de microfibras criam uma carga estática que aumenta sua capacidade de limpeza, essa carga funciona como um imã, atraindo as partículas de sujeira, deixando a superfície limpa.



Feita de poliamida, poliéster ou uma combinação desses tecidos. Cada fibra usada na toalha é menor do que um único fio de seda.

Essa construção é o que dá a uma toalha de microfibra sua extrema durabilidade, evitando que ela encolha, enrugue ou estique após o uso. O poliéster usado em sua composição oferece excelente isolamento e faz com que a toalha seque rapidamente. Essas propriedades também ajudam a prevenir a formação de bolor, pois a toalha nunca fica molhada por muito tempo.


Você pode encontrar microfibras fabricadas em diversos materiais:

  • Nylon

  • Poliéster

  • Rayon

  • Acrílico


Além da matéria prima podemos destacar um outro aspecto, a microfibra pode ser com costura (borda) ou sem costura (borda).


Quando e qual tipo de microfibra usar? E o que é GSM?


GSM é a medida de densidade da toalha, quanto maior esse n° (100, 200, 300,1000) mais suave será a toalha.


Existem muitos tipos de toalhas de microfibra. É importante usar a toalha certa para o trabalho certo. Para obter melhores resultados, você deve considerar o uso de toalhas diferentes para finalidades diferentes.


-Toalha 220 GSM


É mais usado para partes externas dos automóveis: rodas, escapamentos e janelas.


-Toalha 360 GSM


Geralmente é muito segura e pode ser usada em todas as superfícies. Você pode usar esta toalha para aplicar e remover cera, polir e lustrar.


-Toalha 400 GSM


É um pouco mais macio do que a toalha 360gsm, pode ser usado em uma ampla variedade de superfícies.


-Toalha 600 GSM


Indicada para superfícies mais delicadas. Por ser mais macia do que a toalha de 360gsm. Também é recomendada para aplicar e remover cera, polir e lustrar.



Quais cuidados devemos ter?


Se você usar toalhas diferentes para finalidades diferentes, como uma para vidros e janelas e outra para a carroceria do carro, é ideal que você as lave separadamente isso evitará a contaminação cruzada.


Para prolongar a vida útil da sua microfibra, lave-a com shampoo neutro ou produto próprio para limpeza das toalhas e deixe secar em lugar arejado. Na hora de guardar, deixe-a em uma embalagem plástica, isso evita que ela absorva partículas que podem riscar a pintura durante seu uso.



Tome alguns cuidados na hora da lavagem


-Sem Detergente em Pó

-Sem amaciante

-Sem folhas de secagem

-Sem secador quente

Como escolher uma boa microfibra?



Escolha sua microfibra com cuidado, priorize a qualidade. Para saber se a microfibra é boa de verdade: estenda a microfibra contra o sol, quanto menos luz passar maior será a qualidade. Mas não pare por aqui, faça o teste de absorção.


Jogue um pouco de água sobre a microfibra e veja se ela absorve, quanto mais água for absorvida melhor será a sua microfibra.







1,220 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Que tal falar com um especialista?

Obrigado pelo envio!