top of page

Detalhamento de motor? Como fazer 🤔

Atualizado: 15 de jan. de 2021




Detalhar o compartimento do motor não é uma tarefa simples devido aos cuidados que temos que tomar. O detalhamento dessa parte do veiculo trás uma melhor aparência as mangueiras, os metais ficam mais brilhantes, além disso, mangueiras, correias, outras peças de borracha e plástico devidamente cuidadas duram mais do que aquelas que não são cuidadas.


O que é necessário para realizar esse detalhamento do motor?


  1. Pulverizador

  2. Escovas sortidas - escovas com cerdas de náilon e pincéis de detalhamento.

  3. Limpador químico e verniz de motor da sua preferência desde que seja para essa finalidade.

  4. Luvas de borracha - o uso das luvas ajudará a evitar a sujeira e que os produtos químicos entre em contato direto com suas mãos.

  5. Toalhas de microfibra


⚠ Certifique-se de que o motor esteja frio. Um motor quente nunca deve ser detalhado. É perigoso para o detalhador e para o motor.



1. Antes de abrir o capô, borrife água na parte dianteira do carro. Isso irá diluir qualquer spray ou respingo que possa cair nos para-lamas. Isso ajudará a evitar qualquer dano ao acabamento causado por respingos de graxa e spray de limpeza.


2. Abra o capô e cubra itens sensíveis como o alternador e a bateria com filme plástico ou folha de alumínio.

Também é uma boa ideia colocar uma toalha na entrada de ar para evitar a entrada de água.

3. Pulverize levemente todo o compartimento do motor com água. Não borrife água diretamente no motor. A ideia é simplesmente embaçar o motor. 4. Pulverize generosamente todo o compartimento do motor com o desengraxante de sua escolha e deixe descansar por alguns minutos. Não se esqueça de borrifar a parte de baixo do capô também!

5. Esfregue todas as superfícies acessíveis do compartimento do motor com uma escova para detalhamento macia, e para áreas mais estreitas use os pinceis. Não há problema em esfregar as áreas pintadas com cuidado, mas tome cuidado para não danificar as conexões elétricas e evitar as áreas cobertas.

6. Feche o capô e ligue o motor por 10 minutos ou mais secará o compartimento do motor muito mais rápido. 7. Usando uma toalha de microfibra, seque a água restante. Certifique-se de secar a parte inferior do capô também. 8. Pulverize todo o compartimento um verniz de motor de sua preferência, após ligue o motor isso ajudará o verniz a secar mais rápido. 9. Abra o capô novamente e limpe qualquer excesso de verniz com uma toalha de microfibra limpa.


font: detailing hand book by Michael Cohen pag 4

185 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page