• Jefferson Andrade

Matriz Ansoff: Estratégia e Planejamento

Atualizado: 6 de Nov de 2020



Sabemos que o setor de produtos detail está em alta e nesse exato momento, alguns empresários tem um dos melhores problemas para solucionar: onde e como reinvestir o lucro do faturamento obtido com a alta das vendas?


Foi pensando nisso que resolvemos compartilhar uma técnica chama Matriz Ansoff ou Matriz Produto/Mercado, como é popularmente conhecida no Brasil. A Matriz Ansoff auxilia na análise de mercado e oportunidades, com ela você terá mais clareza para decidir onde e como investir.



Então, sem mais enrolação, vamos ao que interesse. Na imagem logo acima 👆 temos uma representação da matriz. Como dissemos, ela se baseia em produtos e mercados e após a análise dos dados você poderá optar por uma das quatro estratégias possíveis.


  • Penetração de Mercado

Adotaremos essa estratégia quando a empresa tem o produto e já atua no mercado, porém ainda há muito para se desenvolver. Costuma ser a opção mais barata e às vezes a mais assertiva, antes de se ingressar em um novo mercado ou desenvolver um novo produto, certifique-se de que já esgotou as possibilidades de crescimento com seu produto, no setor em que já atua.


Imagine que em sua cidade há mil lavadores de carros e que desses, apenas 200 são seus clientes, ainda há 800 novos clientes potenciais a serem trabalhados. Você ainda pode trabalhar o hobista e outras áreas que usam os produtos vendidos na sua empresa.



  • Desenvolvimento de Mercado

Agora, se você alcançou a penetração de mercado que desejava ou não consegue alcança-la, talvez seja melhor desenvolver um novo mercado. Esse novo mercado pode ser outra cidade ou estado. Um e-commerce é uma ótima opção ainda mais nos tempos atuais, em que a digitalização deixou de ser uma tendência e agora é realidade.

  • Desenvolvimento de Produtos

Imagine um situação em que uma empresa não consegue expandir sua penetração de mercado com os produtos que trabalha e não deseja expandir sua operação para outro mercado ou região. Nessa situação hipotética, o desenvolvimento de um novo produto pode trazer o crescimento que toda empresa deseja. O lançamento de um novo produto agitará o mercado, as pessoas anseiam por novidades.


Como exemplo, imagine que além de lavar carros e polir carros, seus clientes estão passando a lavar e polir barcos e aviões, surgirão novas necessidades que precisam ser atendidas.

  • Diversificação

Nesse cenário a empresa lança um novo produto em um novo mercado. É considerada a estratégia mais arriscada, já que tanto o produto, quanto o mercado são variáveis para essa nova estratégia.


Uma empresa que vende produtos detail passa a vender equipamentos para oficinas mecânicas, embora estejam relacionados, de alguma forma, é um produto novo em um novo mercado.


Você tem o hábito de estudar profundamente o seu negócio?

Para que a Matriz Ansoff funcione corretamente é preciso conhecer não apenas a sua empresa, mas também o mercado em que está inserida.


Existem outras ferramentas de gestão que podem auxiliar no desenvolvimento do seu negócio e podem ser usadas em conjunto. Alguns exemplos são o Canvas e a Matriz Swot. Quer saber mais essas ferramentas ou usa ferramentas diferentes? Deixe seu comentário, vamos dividir nossas experiências e fazer esse mercado cresce mais a cada dia.




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